História

  • Publicado em: 28/05/2019 às 14:13   |   Imprimir

A colonização de Porto Vera Cruz iniciou por volta de 1910. Consta que os primeiros colonizadores vieram pelo Rio Uruguai de caíque e canoa em função das atividades comerciais que eram exercidas via Uruguai. Essa colonização se projetou sobre o atual território do município, por sua vez, lançavam-se os moradores sobre esse território derrubando matos entrelaçados e ali construíam seus ranchos nas proximidades das barrancas.

Os primeiros habitantes que aqui estiveram foram os índios Guaranis povoadores das encostas do Rio Uruguai, como provam os destroços e outros objetos indígenas encontrados no município, principalmente em localidades de Linha Roncador, Linha Borboleta e Lajeado Bugre no ano de 1906. Esses objetos aqui encontrados estão expostos no Museu Municipal de Porto Lucena, ao qual Porto Vera Cruz pertencia antes de desmembrar-se.

O maior afluxo de colonos deu-se a partir da década de 20 até meados de 40. Eram em geral, colonizadores de descendência alemã, italiana, polonesa e russa, vinham com barqueiros da época em função do comércio. Por outro lado, elementos humanos provindos da Republica Argentina fixaram-se nesta zona limítrofe.

Em 1943, quando o comércio começou a expandir-se no atual território do município, vieram habitantes oriundos de Cerro Largo, Santo Cristo e posteriormente de Santa Rosa, famílias Andrade, Fandalin, Mieth, Marotis, Hilleshein, Schmitt, Adams, Dhein, Petrazzini, Barbosa, Pedroso, Seimetz e Rigo e com eles se estabeleceu o primeiro comerciante o Sr. Pedro Andrade.

Em 1944 com a chegada do Padre no município fundou-se a Sociedade Religiosa denominada Capela Santa Cruz, logo após a escola, cujo primeiro professor foi o Sr. Bandeira Marotis na época de 1947. Com a sociedade religiosa e escolar já fundadas e instituídas no povoado houveram várias críticas dos atuais moradores ao nome Lajeado Cafundó, os quais juntamente com o Padre fizeram a troca para Vera Cruz e posteriormente Porto Vera Cruz.

Em 1990 iniciaram os movimentos emancipacionistas. A emancipação política-administrativa aconteceu em 1992, através da Lei nº 9.588 de 20 de março de 1992 e a instalação dia 1º de janeiro de 1993. O município desmembrou-se dos municípios de Porto Lucena, Alecrim e Santo Cristo. Dista 50 Km de Santa Rosa – RS e 540 Km da Capital Porto Alegre – RS. Com uma extensão de 112 Km² se localiza no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com população de 1.852 habitantes, conforme último censo (IBGE, 2010). O município é banhado pelo Majestoso Rio Uruguai, onde temos o Porto Internacional, vizinho com a Municipalidad de Panambí – AR, à 36 Km de Oberá, 138 Km de Posadas – AR e 160 Km de Encarnación – PY.

Porto Vera Cruz é um Município essencialmente agrícola, destacando-se pela agricultura familiar, suinocultura e pecuária leiteira e de corte. No comércio discutem-se políticas públicas para o desenvolvimento das agroindústrias, artesanato, pesca, entre outros. As belezas naturais, esculpidas pelo tempo e pela geografia local, tornam Porto Vera Cruz uma referência no turismo regional. Os pontos agradam a diversificados públicos, contemplando quedas d’água de forma longitudinal com aproximadamente 1800 metros, através do Tombo do Roncador; vistas exuberantes sob o paredão de pedras, com 70 metros de altura; resgate histórico na Ilha dos Bugres, com 68 hectares de área; e momentos mágicos de lazer obtidos nos Balneários Roncador e Chico Alferes.

A história também se destaca por aqui! Porto Vera Cruz foi palco da Maior Batalha naval da América do Sul, a Batalha de MBororé, fato que aconteceu entre os dias 11 a 16 de março de 1641. Esse fato nos possibilitou integrar a Região dos 30 Povos Missioneiros Guaranis, desde 2018, nesse sentido, o município é identificado pela Cruz Missioneira. A região dos 30 povos concentra toda a história e ascensão Guarani da América Colonial; desde revoluções ocorridas por disputas de terras, história das reduções jesuíticas, cultivos e culturas dos povos daquela época, em fim, uma valiosa história que se revelou e dá sentido para o delineamento regional, estadual e do país. Este fato, no ano de 1641, segurou a História Missioneira-Guarani em nossa região, em razão da vitória na histórica Batalha Mbororé contra os Bandeirantes, marcante pelo nascimento do esplendor das Missões Guaranis. Ademais, contamos com os seguintes eventos anuais: Festa das Frutas, dos Navegantes, das Etnias Polonesa, Italiana e Alemã, Comemoração a Vitória da Maior Batalha da América do Sul Batalha MBororé e ExpoPorto.

 

Gentílico: porto-vera-cruzense

 

 


Anexos