Resumo da Batalha MBororé

• Publicado em: 27/08/2019 às 16:01   |   Imprimir

Porto Vera Cruz, palco da Batalha Naval de MBororé

Recentemente fomos premiados com informações importantíssimas da história de nossa terra. Informações estas que não existiam em nosso meio mas que estão começando a causar um impacto positivo na nossa população. Ficamos sabendo que nas águas do Rio Uruguai, aqui mesmo em frente nossa cidade, ocorreu em 1641 a Batalha de Mbororé conhecida como a mais relevante batalha da América colonial. Essa luta, onde os nativos Guaranis aniquilaram os Bandeirantes paulistas que eram “caçadores de índios”, ocorreu dentro do Rio Uruguai e teve mais de 1500 mortes. Os Bandeirantes buscavam capturar os índios Guaranis das reduções para escravizá-los, pois eram mão-de-obra fácil até então. Os preceitos da Batalha e a índole brava do povo Guarani não permitiu que eles se entregassem, fator determinante que garantiu a vitória aos indígenas. A impetuosa Batalha garantiu a liberdade daquele povo Guarani. A importância deste fato é tão grande que está gerando interesses positivos em projetos de turismo religioso que pode mudar totalmente a realidade de nosso Município. Porém, culturalmente precisamos trabalhar nossa população e deixá-la informada sobre nossas origens missioneiras. Assim, surgiram projetos para trabalhar as origens Mbororé, principalmente nas escolas. Os trabalhos já geraram frutos marcantes, como a publicação de um livro escrito pelos alunos e professores.

A história da Batalha, como já mencionado, é nova para nossa população brasileira, mas para os argentinos é bastante conhecida, sendo que existem estudos aprofundados. Aos poucos, as informações vão fazendo sentido e se encaixando nos costumes e tradições de nosso povo. Inclusive, em uma observação mais minuciosa e, por vezes nem tão minuciosa assim, identificamos traços indígenas nos rostos de pessoas que vivem aqui, revelando a origem guaranítica da época.

Em março de 2018, no intuito de reverenciar a bravura Guarani, e colocar para a população o fato inédito que aconteceu neste território, a Administração Municipal, com apoio de autoridades de municípios do país fronteiriço, local que também fez parte dessa importante história, esteve trazendo para visita a Porto Vera Cruz a imagem de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé, a Virgem que Protege os Índios Guaranis e os Missioneiros. Depois de 377 anos da Batalha que ocorreu neste local, a imagem da Santa esteve se deslocando da cidade de La Cruz - ARG para o território que serviu de chão para a marcante batalha. Junto ao pavilhão do parque, a recepção à Santa Protetora dos índios Guaranis e Missioneiros foi emocionante, sendo celebrada missa por padres argentinos e padre brasileiro. Todos queriam tocar a imagem, além de deixar sua prece de fé na caixa de pedidos que seguiu com a Santa ao seu altar no município de La Cruz - ARG. O evento aconteceu no dia 11 de março de 2018 (data de comemoração de 377 anos da batalha), dentro das comemorações dos 26 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de Porto Vera Cruz, sendo que reuniu autoridades, como o Prefeito de La Cruz - ARG e demais autoridades do país vizinho, deputado federal e representantes de deputados, Prefeitos de municípios vizinhos, Presidente do Legislativo, vereadores, historiadores, entre outros. Confira a reportagem realizada pela RBS TV no dia do evento e que resume a história.

No dia 16 de março de 2019, dia em que se comemora a vitória da Batalha Naval Mbororé, dentro das programações de aniversário de Porto Vera Cruz, foi inaugurada a primeira Cruz Missioneira instalada em solo Porto-Vera-Cruzense. O monumento foi construído junto ao acesso público ao Rio Uruguai no Parque Municipal de Eventos e é considerado o marco da Batalha. Outras três cruzes missioneiras foram instaladas, sendo uma junto à rótula do Porto Internacional, outra junto à Escola Municipal Dom Pedro I e outra no trevo de acesso à Porto Vera Cruz.

Este acontecimento histórico, tão pouco falado até então, desperta nossos governantes e a população para um aprofundamento dos fatos, para buscar mais vestígios, para a apropriação da história, para uma aproximação maior com o povo argentino, para o fortalecimento da espiritualidade e também para atrair visitantes fervorosos e curiosos com este marcante fato ocorrido em nosso território, aliado às belezas naturais que aqui se encontram. Porto Vera Cruz hoje está sendo conhecida como a “Terra da Vitória de MBororé”, onde nasce o esplendor dos 30 povos Missioneiros Guaranis.