Belezas Naturais

  • Publicado em: 02/09/2019 às 11:15   |   Imprimir

Porto Vera Cruz é encantado pelas belezas naturais, proporcionando aos visitantes vistas exuberantes.

Salto do Roncador

Com aproximadamente 1.800 metros de extensão ao longo do Rio Uruguai, o Salto do Roncador ou popularmente chamado de Tombo, é uma cachoeira com aproximadamente 2 metros de altura com início no lado brasileiro, adentrando até o meio do Rio e seguindo o leito. A comunidade do interior que é prestigiada com a beleza possui o nome de Linha Roncador, devido ao barulho da queda das águas desse salto longitudinal. No verão, época de pouca chuva, o Rio Uruguai fica com baixo volume de água, o que possibilita as pessoas caminharem por cima das pedras até o meio do Rio. A comunidade de Linha Roncador, que fica a 5 km da sede do Município, possui muitas casas de veraneio construídas por pessoas de cidades vizinhas que nos finais de semana vêm admirar as belezas do Salto do Roncador. É de consenso de todos que o som das quedas das águas proporciona imensa paz e tranquilidade e que o maior prazer é poder dormir ao som do Salto do Roncador.

Álbum de fotos do Salto do Roncador.

Paredão de Pedras

Com aproximadamente 70 metros de altura, o Paredão de Pedras proporciona uma vista deslumbrante do Rio Uruguai e da cidade de Porto Vera Cruz. A cidade de Panambí, no país vizinho Argentina, também pode ser avistada. Grupos de escoteiros, militares e outros profissionais já utilizaram a chapada de pedras para realizar rapel e salto de parapente. Nas épocas de chuva, forma-se uma pequena cascata que pode ser vista do centro da cidade. Conta a história, que o Paredão de Pedras era utilizado como ponto de comunicação entre as tribos indígenas Guaranis, principalmente no decorrer da Batalha Naval de MBororé que aconteceu em 1641 nas águas do Rio Uruguai entre os municípios de Porto Vera Cruz/BR e Panambí/AR.

Álbum  de fotos do Paredão.

Rio Uruguai

Porto Vera Cruz tem o privilégio de ser banhado pelo majestoso Rio Uruguai que, muito mais do que proporcionar belas imagens, oferece peixes de excelente qualidade, contribui com a fauna e a flora, define limites territoriais e carrega uma importantíssima história ocorrida na época da América do Sul Colonial. Muitas famílias que residem em Porto Vera Cruz vivem da pesca em épocas inversas à piracema, quando a lei permite. Diariamente o Rio é cruzado por embarcações que fazem a travessia Porto Vera Cruz/BR – Panambí/AR. Em 1641 aconteceu nessas águas, entre os municípios de Porto Vera Cruz/BR e Panambí/AR, a primeira batalha naval da América do Sul colonial e decisiva para acabar de vez com os ataques dos bandeirantes paulistas às missões jesuíticas, a Batalha de MBororé. Calcula-se que morreram mais de 1500 homens entre índios e bandeirantes nesse confronto. O Rio Uruguai atrai turistas de várias cidades da região que encontram aqui o sossego e a paz para descansar.

Álbum de fotos do Rio Uruguai.

Porto Internacional

O Porto Internacional se localiza numa das extremidades da Avenida do Porto, a qual tem sua outra extremidade o início da ERS 575 que faz ligação a Bom Princípio Alto no Município de Santo Cristo. Porto Vera Cruz, vizinho com a Municipalidad de Panambí – AR, fica distante 36 Km de Oberá – AR, 138 Km de Posadas – AR, capital de Missiones, e 160 Km de Encarnación – PY. Outra rota frequentemente usada por turistas é com destino a Foz do Iguaçu através do território argentino. A distância de Porto Vera Cruz até Puerto Iguazú – AR, cidade que faz fronteira com Foz do Iguaçu, é de 306 Km.

Álbum  de fotos do Porto Internacional.