Secretaria de Saúde recebe câmara fria para vacinas

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/05/2021 às 10:49   |   Imprimir

O governo do Rio Grande do Sul distribuiu 310 câmaras de vacinas, para 194 municípios do estado, Porto Vera Cruz foi contemplado com uma. O equipamento é um desejo antigo do município, que já havia manifestado interesse em recebe-lo há algum tempo.

O objetivo do estado é aprimorar a Rede Frio do Programa Nacional de Imunizações, com a adequação das salas de vacinas com câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além do aspecto populacional, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estarem equipados com câmara refrigerada.

Os equipamentos operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, têm capacidade de 200 litros. O custo dispensado pelo estado para aquisição de cada uma foi de aproximadamente R$ 6.000,00.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, “o equipamento é de extrema importância para qualificar os serviços municipais de saúde, principalmente nesse período de pandemia, aonde as imunizações e a conservação de imunizantes têm sido tão valorizadas”.

A câmara qualificará ainda mais a Unidade Básica de Saúde, e, consequentemente, a prestação dos serviços de saúde para população.