Agroturismo – Integrando belezas naturais, história e economia

• Município realiza trabalho com o Sebrae e Senar para desenvolvimento local.

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 05/02/2021 às 09:43   |   Imprimir

A pauta turística vem, constantemente, sendo trabalhada em Porto Vera Cruz. O município realiza ações e busca apoio especializado para efetivar o desenvolvimento local, especialmente do agroturismo. O objetivo é integrar as belezas naturais do município com as demais atividades: econômicas (agricultura familiar e pesca) e históricas (Batalha do Mbororé), para fortalecer esta potencial indústria sem chaminés.

Nesse sentido, na quarta-feira da semana anterior, 27/01, iniciaram-se os trabalhos que visam o estudo para implantação e fortalecimento do agroturismo na municipalidade. Em agenda no gabinete municipal, Prefeito e sua equipe estiveram com o Sebrae. Na oportunidade receberam a srª. Analista de Relacionamentos com Clientes, Ana Lúcia Pinheiro Israel, que participou de forma presencial, e o sr. Leandro Rittel, Gestor do Atendimento Empresarial do Sebrae Santa Rosa, que participou da agenda de forma online. Fruto do encontro foi a apresentação das ações que serão desenvolvidas no Município durante o ano de 2021 e a proposta de trabalho, quando a equipe do Sebrae se disponibilizou fazer uma visita mensal em Porto Vera Cruz para auxiliar no processo de implantação da atividade agroturística e realizar assessoramento e orientação aos empresários locais.

O elo municipal com o Sebrae se fortalece ainda mais, visto que as instituições mantêm diversos programas visando fortalecer a economia através do empreendedorismo. A acessibilidade ao Sebrae em Porto Vera Cruz se dá através da Sala do Empreendedor existente no Município, que se coloca à disposição para auxiliar, orientar e desburocratizar os processos de formalização de empresas.

O interesse no agroturismo movimentou agenda também nessa semana. Na quarta-feira, 03/02, as tratativas foram com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. A equipe municipal recebeu o sr. Diego Coimbra, que é Supervisor Regional da instituição. As pautas também foram as potencialidades turísticas. O SENAR tem uma proposta de trabalho que auxilia na identificação e implantação de negócios que integre o turismo rural. Em suas atividades buscam implementar um ideal que utiliza as habilidades das famílias para transformação do turismo em renda.

Os encontros reforçam o propósito de incrementar renda para as famílias através do desenvolvimento do turismo. A equipe trabalhará em projetos para alcançar esse objetivo.