Porto Vera Cruz manifesta interesse em projeto de energia renovável

• Investimento promete retorno no prazo de 4 a 7 anos.

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 12/06/2019 às 09:06   |   Imprimir

No decorrer da semana que anterior, Prefeito Municipal cumpriu intensa agenda na Capital do estado. Foram diversas tratativas de interesse da municipalidade, com destaque para audiência junto ao Badesul, onde o Executivo Municipal acompanhado do Assessor da Casa Civil, Paulo Strasser, deliberou sobre o possível financiamento para implantação de placas fotovoltaicas de geração de energia através da irradiação solar, para o município. A iniciativa da administração municipal, com a execução do projeto, promete colocar Porto Vera Cruz na vanguarda das soluções inovadoras na gestão ambiental.

“Estamos manifestando interesse em um grande projeto para sustentabilidade ambiental e eficiência energética, que, sobre tudo, deve gerar uma economia de 1 milhão de reais em 4 anos”, destaca o Prefeito Municipal. Durante os quatro ou cinco primeiros anos os valores economizados com a atual conta de energia seriam abatidos no pagamento do financiamento, portanto, em longo prazo, irá gerar ganhos para toda comunidade porto-vera-cruzense, tendo em vista a possibilidade do investimento desse recurso na educação, saúde, ou afins. Há estudos que apontam que embora o capital inicial para esse tipo de sistema seja alto, no prazo de quatro a sete anos se paga, dependendo do porte da estação e do consumo de energia. Tendo em vista que as placas tem uma vida útil de até 20 anos, faz valer o investimento nesta potente fonte de energia renovável.

A municipalidade trabalhará nos demais encaminhamentos para este complexo projeto, sendo mais uma iniciativa que deverá acarretar ganhos de viés econômicos, sociais e ambientais.