Porto Vera Cruz manifesta interesse em projeto de energia renovável
Investimento promete retorno no prazo de 4 a 7 anos.
- Publicado em 12/06/2019 às 14:06
No decorrer da semana que anterior, Prefeito Municipal cumpriu intensa agenda na Capital do estado. Foram diversas tratativas de interesse da municipalidade, com destaque para audiência junto ao Badesul, onde o Executivo Municipal acompanhado do Assessor da Casa Civil, Paulo Strasser, deliberou sobre o possível financiamento para implantação de placas fotovoltaicas de geração de energia através da irradiação solar, para o município. A iniciativa da administração municipal, com a execução do projeto, promete colocar Porto Vera Cruz na vanguarda das soluções inovadoras na gestão ambiental.
“Estamos manifestando interesse em um grande projeto para sustentabilidade ambiental e eficiência energética, que, sobre tudo, deve gerar uma economia de 1 milhão de reais em 4 anos”, destaca o Prefeito Municipal. Durante os quatro ou cinco primeiros anos os valores economizados com a atual conta de energia seriam abatidos no pagamento do financiamento, portanto, em longo prazo, irá gerar ganhos para toda comunidade porto-vera-cruzense, tendo em vista a possibilidade do investimento desse recurso na educação, saúde, ou afins. Há estudos que apontam que embora o capital inicial para esse tipo de sistema seja alto, no prazo de quatro a sete anos se paga, dependendo do porte da estação e do consumo de energia. Tendo em vista que as placas tem uma vida útil de até 20 anos, faz valer o investimento nesta potente fonte de energia renovável.
A municipalidade trabalhará nos demais encaminhamentos para este complexo projeto, sendo mais uma iniciativa que deverá acarretar ganhos de viés econômicos, sociais e ambientais.