Porto: Ofício ao Ministro

• Busca de Controle Aduaneiro e Alfandegário no Porto Internacional

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 23/06/2017 às 09:40   |   Imprimir

Ontem, quinta-feira, o Prefeito Municipal esteve na Capital Gaúcha, onde protocolou ofício para o Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, solicitando a intermediação do mesmo junto a Receita Federal para que o Porto Internacional de Porto Vera Cruz possa ter novamente o controle aduaneiro e alfandegário. O documento pede a criação de vagas de Analista Tributário para atendimento na Aduana local, possibilitando regularizar a situação de fiscalização, tendo em vista que nos últimos seis meses mais de 26 mil pessoas e 7 mil veículos circularam pelo Porto Internacional de Porto Vera Cruz. As travessias entre Brasil e Argentina ocorrem há pelo menos 60 anos e o funcionamento ininterrupto do Porto é crucial para o setor econômico local e regional. Hoje, mais do que nunca, o setor se aquece em virtude das perspectivas de crescimento e desenvolvimento no Município pelas políticas públicas e principalmente com a conclusão das obras de acesso asfáltico da RS 575 ligando Porto Vera Cruz a Santo Cristo e região. Outro fator relevante é que Porto Vera Cruz está distante apenas 35km de Oberá, importante cidade da Argentina, e 135 Km de Posadas capital de Missiones/AR. Além de ter excelentes opções turísticas na região de Missiones, também possui rotas de ótima trafegabilidade para acessar Foz do Iguaçu no Paraná. Enfim, a Administração Municipal trabalha para que a ligação entre estes dois países possa se fortalecer de maneira legal e ininterrupta.