1º Workshop Intermunicipal de Boas Práticas da Alfabetização integra educadores em Porto Vera Cruz

Na noite de 23 de outubro de 2025, o município de Porto Vera Cruz (RS) sediou o 1º Workshop de Boas Práticas da Alfabetização, com o tema “O que tem através da sua janela?”, refletindo sobre Escolas que são paredes, e Escolas que são Janelas.
O encontro marcou um importante momento de integração entre as Secretarias Municipais de Educação de Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz, reunindo educadores comprometidos com o fortalecimento das práticas de alfabetização.
O evento foi resultado do trabalho colaborativo das articuladoras do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, das coordenadoras e formadoras do Programa Alfabetiza Tchê e das Secretarias Municipais de Educação, em consonância com a Portaria nº 1.774/2023 do Ministério da Educação.
A referida Portaria estabelece diretrizes e orientações para a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cuja finalidade, conforme o Artigo 2º, é “garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, fortalecendo o regime de colaboração entre União, estados e municípios”.
Estiveram presentes direções escolares, professoras, coordenadoras pedagógicas, secretários e coordenadores municipais de educação, vereadora, além da Equipe Regional da RENALFA da 17ª CRE, representada pela articuladora regional de formação, professora Daniela Marisete Roque, e pela coordenadora do programa, professora Adriana Moroni de Souza Konrath.
A Chefia Pedagógica e articuladora regional de gestão, professora Liria Hanel Seiboth, proferiu uma fala inspiradora sobre a alfabetização e o papel essencial de cada profissional e setor da gestão na garantia do direito de aprender, compromisso reafirmado também pela Portaria nº 1.774/2023.
O 1º Workshop de Boas Práticas da Alfabetização foi um verdadeiro show de aprendizado, troca de experiências e valorização das práticas pedagógicas, evidenciando o engajamento, a criatividade e a dedicação dos educadores.

Alfabetizar é um compromisso de todos e juntos fazemos a diferença!