Formada a 1ª turma do programa Jovem Empreendedor Rural

• Surpresas e emoções marcaram a solenidade de formatura da primeira turma do programa, na Escola Roncador.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 27/09/2019 às 17:31   |   Imprimir

O inédito programa Jovem Empreendedor Rural, iniciado em agosto do ano anterior, desenvolvido pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), em parceria com as Prefeituras Municipais de Porto Vera Cruz, Alecrim e Porto Lucena, e as cooperativas Cooperluz, Cotrirosa, Cresol e Sicredi, com apoio da Emater, reservou momentos de surpresas e emoções na cerimonia de formatura, realizada na última terça-feira (24), presenciada por pais e autoridades municipais, entre elas, Presidente do Legislativo, Vereadores, Comissário de Polícia Civil de Porto Vera Cruz, Secretários e Diretoras.

O programa que surgiu com objetivo de ampliar horizontes em torno da agricultura buscando fortalecer a participação e permanência dos jovens no campo, formou 21 jovens dos três municípios, sendo 8 desses de Porto Vera Cruz. Foi o período de um ano de trocas de experiências e conhecimentos entre alunos(as) e professores(as), tanto nas aulas ministradas pela FEMA ou nas viagens técnicas e palestras proporcionadas pelo curso. Um ano de aprendizado para vivenciar a teoria e a prática, com um objetivo maior: de transformar as propriedades em suas próprias empresas, aquela que traz o sustento, o emprego, a renda e qualidade de vida no campo; na mesma linha, coloca a coordenadora do curso, Carol Becker: “para permanecer na zona rural é preciso conhecimento”.

O Prefeito Municipal em seu relato agradeceu a FEMA e as cooperativas patrocinadoras do programa, reforçando a importância das mesmas para realização do curso. Também ressaltou a felicidade pela continuidade do projeto nos três municípios, sendo que a nova turma iniciará o curso ainda nesse ano, portanto serão ofertadas novas oportunidades para nossos jovens.

Além da formatura o dia reservaria ainda mais surpresas. A FEMA reconheceu os melhores alunos(as) da turma, portanto a aluna destaque foi Ana Paula Anicievscki de Porto Vera Cruz e segundo e terceiro lugar, respectivamente, para Jéssica Hartmann e Paulo Fritzen; daí a surpresa: a aluna destaque, Ana, foi agraciada com uma bolsa de estudos de 100% de um curso de graduação ou técnico, pelo seu desempenho. Buscando oportunizar a continuidade da capacitação para os(as) alunos(as), a FEMA ainda disponibilizou bolsas de 50% em qualquer um dos cursos da Instituição para todos os outros jovens, agora formados.

Emocionada, a aluna premiada agradeceu a oportunidade recebida. “É importante levar a sério (o curso), pois com o esforço surgem as novas oportunidades. Tudo o que aprendemos na sala de aula durante o curso podemos aplicar em nossa propriedade”. Destacou.

A Administração Municipal parabeniza os jovens pela coragem e pelo desafio que enfrentaram em prol da qualificação para desenvolvimento pessoal e de suas propriedades.