Programa Jovem Empreendedor Rural receberá recurso de Fundo Social

• Programa Jovem Empreendedor Rural receberá aporte de recurso oriundo de Fundo Social do Sicredi.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 23/08/2019 às 14:24   |   Imprimir

Como já é do conhecimento o Programa Jovem Empreendedor Rural, que iniciou no ano de 2018, formará sua primeira turma no dia 24/09. “Quem cuidará da sua propriedade no futuro?” O Programa Jovem Empreendedor Rural nasceu da união de esforços visando incentivar a permanência dos jovens no meio rural e a sucessão familiar, propiciando a capacitação e formação dos mesmos para que possam desenvolver da melhor maneira possível suas propriedades, contribuindo para a economia local e qualidade de vida no campo.

A turma de jovens que ingressou no ano passado está na reta final do curso, portanto, para concluir e por em prática a carga de aprendizado do período de formação o objetivo é desenvolver projetos em cada propriedade rural dos(as) 8 alunos(as) de Porto Vera Cruz, que participaram do Programa. Para isso, os jovens receberão recurso que auxiliará nessa construção. No dia 16/08, foi divulgado pelo Sicredi os Projetos contemplados pelo Fundo Social da entidade. O projeto elaborado pela Emater de Porto Vera Cruz, que possibilitou o aporte de recurso para o Programa Jovem Empreendedor através da intermediação da Associação dos Agricultores, é de R$ 8.430,00, portanto, desse valor R$ 7.090,23 serão oriundos do Fundo Social do Sicredi e R$ 1.339,77 será a contrapartida dos 8 jovens contemplados. O valor será dividido e repassado aos alunos(as) no mês de outubro, quando irão efetivar os seus projetos.

Para o Prefeito Municipal é importante esse apoio que possibilitará a execução dos projetos. “Necessitamos que o jovem faça sucessão familiar nas suas propriedades, pois é ali que vai conseguir implementar a empresa dele, gerando emprego e renda para sua família. A teoria associada à prática tem sido o diferencial desse Projeto”, destacou.

Com a finalização desta edição do Programa o conjunto de executores desse importante projeto já prospecta sua 2ª edição para setembro de 2019. Para a efetivação do projeto, a Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA ministrará as aulas e demais atividades relacionadas ao componente curricular. Nesse sentido, a FEMA recebe recursos financeiros de cooperativas que contribuem para realização do Programa, sendo elas: Cooperluz, Cotrirosa, Cresol e Sicredi.

Os Municípios de Porto Vera Cruz, Porto Lucena e Alecrim, por sua vez, fornecem transporte e demais viagens que se façam necessárias para a aprendizagem dos jovens, alimentação no período das aulas, a identificação da propriedade participante, além de outras assistências imprescindíveis para o desenvolvimento do Jovem Empreendedor Rural. Cada município indicará dez alunos para participar desta nova edição do curso. As aulas teóricas serão realizadas na Escola Estadual Roncador de Linha Roncador, sendo que Alecrim e Porto Lucena deslocarão transporte para seus alunos até a referida escola, localizada no interior do nosso Município. Também serão ministradas aulas práticas em propriedades rurais a serem definidas, visando agregar conhecimento.