Tradicionalismo na Educação Infantil

• Atividades Tradicionalistas na Educação Infantil

Assunto: Educação  |   Publicado em: 01/10/2018 às 14:33   |   Imprimir

O mês de setembro é muito rico em aprendizagem cultural, e se torna muito mais significativo quando é vivenciado na prática. A Escola Municipal de Educação Infantil Luz do Saber tem como eixos norteadores as interações e brincadeiras, buscando promover o conhecimento das Tradições Gaúchas, assim, oportunizando experiências de transformações no ambiente escolar. As professoras trabalham músicas, histórias e lendas gaúchas em sala de aula com as crianças, porém, contemplaram na prática as atividades através de um ambiente externo ornamentado com objetos e pilchas gaúchas; comidas típicas, como: carreteiro, churrasco, bolinhos e a tradicional sobremesa Chico Balanceado. No dia 18/09 a turma da pré-escola da EMEI, através de um passeio cultural, visitou o Centro de Tradições Gaúchas do município de Santo Cristo, onde também tiveram uma manhã recheada de tradicionalismo.

Junto às atividades desse mês tradicionalista a escola ainda promoveu para as crianças, juntamente com o apoio de alguns amigos, um passeio de carroça pela cidade, jogos e brincadeiras tradicionalistas e uma maravilhosa bailanta Gaúcha, oportunidade em que o Grupo da Oficina Terapêutica de Música da Secretaria de Saúde veio até a Escola prestigiar e animar a todos com violão, gaita e muita música tradicionalista. Todos puderam dançar e se divertir, socializando e trocando aprendizagens. Para finalizar, cada criança pode vivenciar a experiência de dar uma volta a cavalo, um dos grandes símbolos da Cultura Gaúcha. A direção agradece a todos que colaboraram! Estas ações fortalecem e revelam as tradições para as crianças, que no futuro disseminarão nosso tradicionalismo.