Realizada Aula Inaugural do Programa Jovem Empreendedor Rural

• Aula inaugural do Programa Jovem Empreendedor Rural aconteceu no dia 07/08/2018.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 09/08/2018 às 16:35   |   Imprimir

No dia 07/08, ocorreu a aula inaugural do Programa Jovem Empreendedor Rural na Escola Estadual Roncador, de Porto Vera Cruz. O programa teve iniciativa da Administração Municipal e será desenvolvido pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), em parceria com as Prefeituras Municipais de Porto Vera Cruz, Alecrim e Porto Lucena, e as cooperativas Cooperluz, Cotrirosa, Cresol e Sicredi, com apoio da Emater. Objetivando ampliar horizontes em torno da agricultura, o programa beneficiará 30 jovens dos três municípios, buscando fortalecer a participação e permanência dos mesmos no campo.

Inédito, o programa constitui sua primeira turma Jovem Empreendedor Rural (JER), no que se espera dar sequência ao projeto para beneficiar mais jovens. As aulas serão ministradas com metodologias expositivas e práticas por professores da FEMA e parceiros do projeto, nas dependências da Escola Estadual Roncador, em nosso município, sendo que os jovens dos municípios parceiros se deslocarão até o local através do transporte. Já o estágio será realizado nas propriedades dos próprios alunos, a fim de aliar a teoria e o conhecimento na realidade onde vivem.

“Estamos felizes em poder estar sediando esse projeto em Porto Vera Cruz. Necessitamos que o jovem faça sucessão familiar nas suas propriedades e, além disso, acreditamos que é na propriedade que este jovem vai conseguir implementar a empresa dele, gerando emprego e renda para sua família. A teoria associada à prática vai ser o sucesso desse projeto”, destacou o Prefeito Municipal de Porto Vera Cruz em seu depoimento.

A aula inaugural contou com a presença do Prefeito Municipal e Vice; do Prefeito de Porto Lucena; do Vice-prefeito de Alecrim; da coordenadora da 17ª CRE; da diretora da Escola Roncador; do diretor administrativo da FEMA; do Gerente Regional da Emater/RS-Ascar;  da professora responsável pelo projeto, Carol Becker; de representantes das cooperativas conveniadas, Cooperluz, Cotrirosa, Cresol e Sicredi, da EMATER; alguns Vereadores e Servidores Municipais; e outros órgãos públicos; além dos alunos e seus familiares.

O Programa terá duração de 12 meses, com diversas atividades buscando abrir novas perspectivas para a agricultura familiar.