Município promove ações para combate a estiagem

A estiagem afetou diversos municípios gaúchos, dentre eles Porto Vera Cruz, causando diversos prejuízos, principalmente no segmento do agronegócio. A agricultura gera emprego e renda para diversas famílias porto-vera-cruzenses, nesse sentido, os atendimentos para melhorias das propriedades e da produção sempre foram uma prioridade de governo. A administração Municipal está trabalhando há 5 meses no combate dos efeitos nocivos da estiagem, com a construção e limpeza de açudes e bebedouros para armazenamento de água para dessedentação animal e futuras irrigações, e priorização no transporte de água para as propriedades.

Com a contínua baixa nas precipitações pluviométricas no final do ano anterior, o município declarou situação de emergência no dia 10/01 (Decreto Municipal nº 2.240/2022), para buscar dar ainda mais suporte às propriedades afetadas pela seca. Com o esforço das Secretarias de Agricultura e de Administração, Defesa Civil Municipal e do Escritório Municipal da Emater, o Decreto foi encaminhado para apreciação nas esferas estadual e federal, sendo homologado na Defesa Civil do Estado e reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, no âmbito da União.

Com o reconhecimento da situação de emergência, buscou-se alternativas para atenuar os efeitos da estiagem, dentre elas a captação de recursos. No âmbito estadual, o município recebeu expediente indicando contemplação com recursos para construção de 10 a 15 açudes e 2 a 3 poços artesianos, sendo um pela Secretaria de Obras e Habitação. Já a União sinalizou futuro encaminhamento de recursos, na ordem de R$ 19.996,65, para aquisição de combustível para maquinários da municipalidade que atuam em ações vinculadas para combate a estiagens.

Portanto, Município, Estado e União, continuarão unindo esforços buscando ações para amenizar as consequências geradas pela seca.