Chuvas intensas e inundações!

• Acumulados de chuvas de abril, maio e início de junho chegam a 1.400mm

Assunto: Defesa Civil  |   Publicado em: 08/06/2017 às 15:31   |   Imprimir

As altas precipitações pluviométricas em todo o Estado e principalmente na região da cabeceira estão mantendo o nível do Rio Uruguai elevado. Em Porto Vera Cruz foram mais de 1.400mm acumulados desde o mês de abril até agora, sendo que a média anual é de 1.800mm. Este fato se soma às inundações e acarretam muitos danos e prejuízos dos mais variados tipos. A situação que já era grave com as chuvas intensas ficou ainda pior nos últimos dias de maio quando o Rio Uruguai começou a crescer e alcançou os seus 10,87 metros acima do normal na noite do dia 01/06. Isso ocasionou em oito famílias fora de suas casas e diversas pontes, estradas e lavouras submersas. Durante o último final de semana o nível do Rio baixou, mas voltou a subir e mantém seu nível na casa dos 9 metros. Essas intempéries climáticas já resultaram em prejuízos de mais de R$ 3 milhões de reais na agricultura, pecuária de corte e de leite, estradas, pontes, pontilhões, bueiros, bens públicos, moradias, entre outros. O transporte escolar foi prejudicado e teve que ser suspenso hoje e amanhã devido aos trechos ruins das estradas ocasionados pelas fortes e intensas chuvas principalmente nos desvios dos trechos interrompidos pela água. As aulas da Escola Municipal Dom Pedro I foram suspensas nos dias de hoje e amanhã com o objetivo de não colocar em risco a segurança dos alunos, servidores e professores. Levando em consideração todos os aspectos que são afetados pelas chuvas intensas e inundações, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC – e o Poder Executivo entenderam ser necessária a Decretação de Situação de Emergência em todo o território municipal. A COMDEC está informando os dados no sistema próprio da Defesa Civil Estadual com vistas ao reconhecimento por parte daquela esfera pública. Algumas reivindicações já foram entregues pelo Prefeito Municipal em Porto Alegre na segunda-feira 05/06, quando da reunião na Famurs sobre as intempéries climáticas que assolam o Estado. Na ocasião estiveram presentes o Chefe da Casa Militar, Defesa Civil, Secretário do Desenvolvimento Rural, Secretário da Agricultura, Secretário dos Transporte e Emater, sendo que foram abordados assuntos pertinentes à situação de emergência, como formatação do plano de trabalho e elaboração de projetos. As articulações são em busca por recursos federais, onde as reivindicações foram encaminhadas ao Ministério da Integração Nacional.