I Café de Cambona reuniu grande público em Porto Vera Cruz

Na quinta-feira da semana anterior (19/09), aconteceu o I Café de Cambona de Porto Vera Cruz. O evento promovido pelo município através da Secretaria de Saúde e de uma parceria estabelecida com a Emater Municipal e de São Nicolau englobou de forma rústica o tradicionalismo estabelecido através do café que faz parte da história dos gaúchos.

O Café de Cambona, conforme explicado pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de São Nicolau, Mara Leandra Ketzer, é originário dos costumes gaúchos nas tropeadas, que aonde chegavam faziam fogo e colocavam as cambonas com água para esquentar, montavam “acampamento”, desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o tradicional café. Na oportunidade a Emater e representantes de São Nicolau, explicaram a história e estenderam o convite para Porto Vera Cruz participar do XIV Café de Cambona, que acontecerá em maio de 2020 no município missioneiro, que adota a festividade como uma representação local.

Ainda na programação que antecedeu o dia do gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro, foram expostas diversas apresentações de danças e músicas tradicionalistas da rede municipal e estadual de ensino, apresentações das oficinas terapêuticas de música do grupo de jovens e de idosos, houve jogos de truco e o inédito café de cambona, com acompanhamentos tradicionais da culinária campeira através de diversificados bolinhos doces e salgados.

A Administração, através da Secretaria de Saúde parabeniza os colaboradores municipais e a Emater pelo preparo do saboroso café e dos deliciosos bolinhos, com o toque especial da união de esforços que transformou o evento em um sucesso.