Mês do Município

• Festa binacional de comemoração dos 377 anos da Batalha Mbororé!

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 09/03/2018 às 14:25   |   Imprimir

O Município de Porto Vera Cruz se prepara para a comemoração dos 26 anos de emancipação político-administrativa com várias atividades programadas. Neste domingo, dia 11/03, a programação será no Parque Municipal de Eventos onde acontecerá uma festa binacional em comemoração aos 377 anos da mais relevante batalha naval da América colonial: A Batalha de Mbororé. Em março de 1641, nas águas do Rio Uruguai, nas proximidades do local onde atualmente se situa a cidade de Porto Vera Cruz, ocorreram mais de 1500 mortes de índios Guaranis e Bandeirantes paulistas que se enfrentaram. Os Bandeirantes buscavam capturar os índios Guaranis das reduções para escravizá-los, pois eram mão-de-obra fácil até então. Os índios saíram vitoriosos e garantiram sua liberdade.

Nesse sentido, no intuito de reverenciar a bravura Guarani, e colocar para a população o fato inédito que aconteceu neste território, a Administração Municipal, com apoio de autoridades de municípios do país fronteiriço, local que também fez parte dessa importante história, estará trazendo para visita a Porto Vera Cruz a imagem de Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e Mbororé, a Virgem que Protege os Índios Guaranis e os Missioneiros. Depois de 377 anos da Batalha que ocorreu neste local, a imagem da Santa estará se deslocando da cidade de La Cruz - ARG para o território que serviu de chão para a marcante batalha. Para tanto, o evento que acontecerá no dia 11 de março, dentro das comemorações dos 26 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de Porto Vera Cruz, reunirá Prefeitos e autoridades do Município de La-Cruz – ARG, Campo Grande – ARG, Panambi – ARG, Padres das cidades argentinas e do Brasil. Confira a programação completa de domingo e do mês do Município:

Dia 11/03

Dia 19/03

Dia 22/03

Dia 25/03

Festa Binacional - No Pavilhão

*9h45min: chegada da imagem da Virgem de Assunção de Acaraguá e Mbororé que virá de La Cruz - Argentina.

*10hs: Missa com padre do Brasil e padres argentinos.

*11hs: Abertura Oficial e inauguração do Pavilhão multiuso da Agricultura familiar.

*12hs: Almoço com prato principal leitão assado, carne de gado e outras variedades de pratos e saladas.

*13h30min: Show com Lucas Hernandes.

*14h30min: Sarau dançante com a Banda Danúbio Azul. *Para as crianças haverá brinquedos infláveis.

Baile das Soberanas

*20hs: Lançamento da 3ª ExpoPorto.

*21hs: Escolha das soberanas da 3ª ExpoPorto 2019.

*Baile com Indústria Musical.

Local: Pavilhão do Parque.

Dia de Campo

Propriedade de Fernando Szinwelski em Lajeado Seco

*9hs: Início

1ª estação: água é vida – proteção de nascentes;

2ª estação: água, solo, mata ciliar;

3ª estação: propriedade um lugar bom de viver.

4ª estação: Saneamento básico ambiente/ Emater de Porto Vera Cruz.

Jogos Sol a Sol

*9hs: início

Local: Lajeado Seco

Realização: Emater com apoio da Prefeitura Municipal.

Portanto, venha prestigiar e se divertir conosco nas programações em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Porto Vera Cruz.