Luz do Saber: Cultura Afro-brasileira em sala de aula

• Alunos aprendem sobre o grupo étnico-cultural do qual são partes.

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 03/12/2015 às 16:13   |   Imprimir

É na chamada primeira infância que o ser humano se firma como pessoa, como ser sociável, descobre potenciais que serão aperfeiçoados ao longo da vida. Nessa fase é imprescindível, paralelo a uma referência familiar sólida, haver um ensino escolar coerente com valores autênticos de uma sociedade justa.

É desse contexto que faz parte o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas municipais de Porto Vera Cruz, cumprindo dispositivos de Leis, mas sobretudo garantindo às crianças estímulo crucial na cultura da paz e de todos os bons valores na vida social.

A cultura afro-brasileira, que é ‘o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade’, é conteúdo exposto aos pequenos aprendizes da Escola Mun. de Educação Infantil Luz do Saber, da Sede Municipal. De forma extremamente criativa e lúdica, a equipe trabalha este tema.

Recentemente, as ‘Profes’ montaram em sala de aula um cenário típico ‘savana africana’, em um misto com o cotidiano geral na África, ilustrando a relação com o Brasil; facilitando a compreensão dos alunos sobre a formação etnia-cultural da qual fazem parte.