Dia de campo reuniu famílias produtoras de leite em Porto Vera Cruz

A Administração Municipal realizou na última quarta-feira (21), o primeiro encontro das famílias produtoras de Leite de Porto Vera Cruz, com o intuito de fazer a discussão de alguns pontos que são relevantes na produção leiteira. O encontro contou com a equipe dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do escritório municipal da Emater e também do Prefeito em Exercício – Doalcir Segat e, entre as famílias que participaram, foi muito evidente a presença dos jovens que cada vez mais estão decidindo os rumos da produção leiteira no município.

A atividade foi realizada na propriedade da família Vieira, em Lajeado Bugre, destacando algumas tecnologias que estão sendo utilizadas na propriedade para a criação de bezerros, ordenha, manejos de alimentação e de seleção do plantel. Também foram abordadas as possibilidades de financiamentos, como o Plano Safra, que está disponível para os agricultores familiares na linha do PRONAF.

Entre as demandas destacadas pelos agricultores, foi elencada a possibilidade de estudar uma melhoria no sistema de inseminação subsidiado pela Prefeitura com a inclusão de sêmen sexado, que será importante para aumentar o número de nascimento de novilhas que serão as futuras produtoras de leite.

Ainda foi destacada a possibilidade de participação em capacitações e intercâmbios promovidos pela Secretaria de Agricultura com foco na produção leiteira, sempre na perspectiva de melhoria da renda das famílias.