Secretaria de Agricultura promove curso de inseminação artificial e melhoria genética

O envolvimento dos jovens nas atividades do campo é essencial e um dos pilares para fazer a sucessão rural familiar. Nesse sentido, no dia 25/05, a Secretaria de Agricultura promoveu o curso de inseminação artificial e melhoria genética para jovens ligados à produção de leite e criação de gado. A propriedade anfitriã foi do jovem agricultor Cherles Szinwelski Vieira, da comunidade de Lajeado Bugre, sendo que também participaram Iago Szinwelski de Linha La Salle, Gilberto Rigo de Lima, da comunidade Linha Borboleta, Rodrigo Petrazini, da Barra do Bugre e Valdir Sirineu Horn, de Lajeado seco.

O curso foi ministrado pelo Médico Veterinário Marcos Pilição da empresa CRV Lagoa, fornecedora de sêmen bovino em Porto Vera Cruz. Marcos abordou a importância de capacitar os produtores e de ofertar um curso de inseminação artificial de qualidade, seguindo todas as técnicas e passos para realizar um trabalho adequado.

O Prefeito Municipal e o Diretor de Fomento Agropecuário acompanharam as atividades pela manhã. O Chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância da produção leiteira em nosso município; “temos a frente o desafio de potencializar a atividade, aperfeiçoando as famílias produtoras para que se mantenham com qualidade de vida no campo. Para isso, estamos à disposição para proporcionar o conhecimento necessário para implementação de novas tecnologias e melhoramento genético dos rebanhos”, destacou.

O Diretor de Fomento Agropecuário falou da importância de manter os jovens na agricultura, para fazer a sucessão rural familiar. Com a qualificação pretende-se implementar botijões de nitrogênio e sêmen em cada propriedade, para que o produtor faça a gestão inteligente do rebanho leiteiro e de corte, contribuindo para um futuro sustentável da propriedade.