Suinocultura em contínua ascensão

• São 5 projetos em fase de execução, que brevemente estarão operando.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 26/03/2021 às 16:02   |   Imprimir

Os investimentos na suinocultura apontam para um cenário econômico e social ainda mais positivo. Mesmo com todas as dificuldades impostas pela epidemia do coronavírus, a produção de suínos continua em ascensão no município de Porto Vera Cruz.

A política de incentivos, atrelada a demanda de mercado, fazem despontar o desenvolvimento da produção na municipalidade. O maquinário municipal tem trabalhado em 5 terraplanagens e acessos às propriedades, fornecendo os subsídios para realizar os investimentos. Tratam-se de 5 empreendimentos para terminação de 1.000 suínos cada, sendo quatro para integração com a Alibem e um para integração com os Irmãos Birck.

Os produtores, que investem no segmento, são beneficiados com horas máquinas de serviço, acesso à propriedade e incentivo financeiro proporcional à capacidade de produção que será instalada.

O fortalecimento do agronegócio, com a qualificação da produção, tem sido uma prioridade da municipalidade. A atividade suinícola vem atraindo investimentos que alavancam a cadeia produtiva em todos os sentidos, seja na geração emprego, renda ou incremento para receita municipal.

Através da Lei Municipal 1.461/2017, que dispõe sobre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e de Meio Ambiente do Município de Porto Vera Cruz, são concedidos incentivos para as áreas da suinocultura; produção leiteira; fruticultura, olericultura e produção orgânica; conservação do solo; açudagem; e serviços de máquina. Nesse sentido, os objetivos do Fundo são: promover o aumento na produtividade e na produção agropecuária do município; preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas; estimular a formação de agroindústrias no Município; viabilizar a diversificação de culturas para a propriedade agrícola; elevar o nível econômico dos produtores rurais, assim como proporcionar a sua realização social, evitando o êxodo rural; promover uma agricultura ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável.

Os produtores interessados em investir no município podem contatar a Secretaria de Agricultura para tirar dúvidas ou manifestar interesse em algum benefício.