Suinocultura Continua Crescendo

• Atualmente são 3 novos projetos para análise na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 21/07/2020 às 10:10   |   Imprimir

A produção de suínos continua em ascensão no município de Porto Vera Cruz. A política de incentivos, atrelada ao crescimento do consumo no mercado, fazem despontar o desenvolvimento da produção na municipalidade. Atualmente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está com três novas solicitações de licença prévia, protocoladas por produtores interessados em investir em pocilgas para terminação de até mil suínos, sendo duas para integração com a Alibem e uma para integração com os Irmãos Birck.

Os produtores, que investem no segmento, são beneficiados com horas máquinas de serviço, acesso a propriedade e incentivo financeiro proporcional à capacidade de produção que será instalada.

O contínuo empenho da Administração Municipal com a atividade suinícola vem atraindo investimentos que alavancam a cadeia produtiva em todos os sentidos, seja na geração emprego, renda ou incremento para receita municipal.

Através da Lei Municipal 1.461/2017, que dispõe sobre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e de Meio Ambiente do Município de Porto Vera Cruz, são concedidos incentivos para as áreas da suinocultura; produção leiteira; fruticultura, olericultura e produção orgânica; conservação do solo; açudagem; e serviços de máquina. Nesse sentido, os objetivos do Fundo são: promover o aumento na produtividade e na produção agropecuária do município; preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas; estimular a formação de agroindústrias no Município; viabilizar a diversificação de culturas para a propriedade agrícola; elevar o nível econômico dos produtores rurais, assim como proporcionar a sua realização social, evitando o êxodo rural; promover uma agricultura ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável.

Portanto, produtores interessados em investir no município podem se deslocar até a Secretaria de Agricultura para tirar dúvidas ou manifestar interesse em algum benefício.