Realizado o 1º encontro municipal com produtores de leite

A comunidade da Linha São José sediou um importante encontro sobre produção leiteira, na última terça-feira (03/12). O evento promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Associação dos Agricultores envolveu temáticas como: levantamento do cenário municipal do leite, orientações sobre as Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e palestras técnicas sobre sanidade animal, qualidade do leite e gestão da propriedade.

A abertura do evento foi conduzida pelo Prefeito Municipal, que reafirmou o compromisso da Administração com o segmento agricola, ressaltando o fomento à atividade leiteira e à suinocultura. Também destacou a atividade suinícola como aliada da bovinocultura de leite, sendo que a produção de dejetos suínos pode ser aproveitada como um importante fertilizante de forrageiras, utilizadas no manejo animal. Da mesma forma, o Secretário Municipal de Agricultura reiterou as ações de inseminação artificial, patrulha agrícola e sistema troca-troca, todas articuladas com contrapartida do poder público.

Também foi pauta do encontro a consulta popular 2017/2018, que contempla Porto Vera Cruz com um montante equivalente a R$: 110.000,00. O projeto para aplicação desse recurso prevê mais uma entrada municipal, e beneficiará os produtores de leite de Porto Vera Cruz com insumos (adubo químico) no total de 2.009 sacas, que serão distribuídas para manutenção e conservação do solo, sendo que o produtor de leite deverá realizar a análise de solo, como contrapartida.

O Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, esteve presente, portanto, na solenidade de abertura destacou a importância das diferentes ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) realizadas em prol da atividade leiteira, pensando na qualidade de vida e na geração de renda em propriedades, muitas vezes com pequenas áreas, mas que podem viabilizar a sucessão familiar rural.

A apresentação das temáticas técnicas iniciou com a Emater/RS-Ascar Municipal, que através do chefe, Gilberto Bárbaro, apresentou o diagnóstico da produção leiteira do município, onde foram levantados os seguintes dados em 2019: 50 produtores, 974 vacas ordenhadas, preço médio pago pelo litro de leite de R$ 1,17 e produtividade diária de 6.000 litros. Também relatou ações de (Aters) realizadas para apoiar os agricultores, a exemplo implantação de Pastagem perene, manejo adequado do rebanho e conservação do solo com implantação de terraços base larga.

O produtor de leite Eliomar Vieira, apresentou dados de sua propriedade e destacou o uso de tecnologias como genética, qualidade e higiene na ordenha, uso de adubação orgânica, pastagens perenes, que contribuem para a melhoria das condições do trabalho e geração de renda.

Nutrição das vacas leiteiras, bem-estar animal, produtividade e gestão da atividade foram temas abordados na palestra da tarde, conduzida por Felipe Bieger, Extensionista da Emater.

As Instruções Normativas 76 e 77, do Mapa, que fixaram novas regras para a produção de leite no país, receberam destaque na fala do médico veterinário Jorge João Lunardi. Para atender ao regramento, Lunardi orientou, entre outros aspectos, sobre práticas que contribuem para a sanidade animal e na qualidade do leite, especialmente na contagem bacteriana e de células somáticas.

Foi um dia de aprendizado com enfoque na produção leiteira municipal, nesse sentido, a Administração Municipal agradece o empenho e participação de todos para realização do evento.