Suinocultura em destaque

  • Porto Vera Cruz terminará aproximadamente 36.000 suínos e criará 16.000 leitões por ano, prospecta a Administração Municipal.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 04/06/2019 às 11:02   |   Imprimir

A atividade suinícola tem se destacado no âmbito municipal. O contínuo empenho da Administração Municipal com o segmento vem atraindo investimentos que alavancam a cadeia produtiva em todos os sentidos, seja na geração emprego, renda ou incremento para receita municipal.  No decorrer da semana que passou a suinocultura assumiu destaque novamente, sendo que o Prefeito Municipal assinou a Licença de Operação para um empreendimento creche com capacidade para criação de 2.000 leitões, mais a concessão de incentivo de 50% para outro empreendimento suinícola de terminação, para 1.000 suínos em fase de construção. “São dois novos empresários que ingressarão na atividade no município e vem agregar para produção local. Somadas as capacidades de produção dos empreendimentos ativos e em obras, dos 9 produtores municipais, chegaremos a terminação de 36.000 suínos/ano e criação de 16.000 leitões/ano”, destaca o Prefeito Municipal. É notório que os resultados econômicos surgirão com o tempo e o retorno sobre a produção será percebido, tanto para o produtor como para o município.

Através da Lei Municipal 1.461/2017, que dispõe sobre o Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e de Meio Ambiente do Município de Porto Vera Cruz, são concedidos incentivos para as áreas da suinocultura; produção leiteira; fruticultura, olericultura e produção orgânica; conservação do solo; açudagem; e serviços de máquina. Nesse sentido, os objetivos do Fundo são: promover o aumento na produtividade e na produção agropecuária do município; preservar o meio ambiente e recuperar áreas degradadas; estimular a formação de agroindústrias no Município; viabilizar a diversificação de culturas para a propriedade agrícola; elevar o nível econômico dos produtores rurais, assim como proporcionar a sua realização social, evitando o êxodo rural; promover uma agricultura ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável. Portanto, produtores interessados podem se deslocar até a Secretaria de Agricultura para tirar dúvidas ou manifestar interesse em algum benefício.