Reunião com produtores de leite reuniu grande público

• Produção leiteira foi a pauta da reunião

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 28/05/2019 às 16:28   |   Imprimir

Em casa cheia, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Vera Cruz sediou grande reunião com produtores de leite do município, no dia 22/05. Aproximadamente 30 produtores participaram da reunião que teve caráter construtivo, visto que abordou as seguintes pautas: pastagem (capiaçu), inseminação e manejo e sanidade animal. Os trabalhos foram organizados pela Secretaria de Agricultura com apoio da Emater.

A Emater, através dos seus técnicos, explanou sobre a implantação do capiaçu e as qualidades da pastagem, que é parte de um programa de melhoramento da EMBRAPA. “O capiaçu tem elevada perfilhação que se propagam por meio de colmos, portanto, apresenta elevado poder de brotação. É uma pastagem perene em touceiras que quando bem manejada, com adubação, é ótima opção para complementar a nutrição animal, sendo que pode ser picado verde no cocho ou feito silagem, ambas as maneiras com poder nutritivo”, abordou o Chefe do Escritório Municipal da Emater. Foram expostas as formas de manejo e uso do pasto, bem como ao final da reunião foram distribuídas mudas para os agricultores plantarem em suas propriedades.

Dando continuidade nos trabalhos o Médico Veterinário Felipe Rabello, abordou sobre manejo e sanidade animal, os cuidados que os produtores devem ter com a alimentação para manter o escore corporal dos animais em uma média apta para produção de leite e as técnicas para eficiência no processo de inseminação, visando o aperfeiçoamento e aumento da produção na propriedade.

Ainda neste dia o Sr. Verones esteve explanando sobre a qualidade de sêmens e a importância de utilizar a inseminação artificial nos animais para produção leiteira. “A inseminação evita a transmissão de doenças, como infecção em vacas sadias e permite o melhoramento genético”, afirmou. O melhoramento genético foi uma demanda do público presente, portanto, a Secretaria de Agricultura já está trabalhando na solicitação e no entorno de 60 dias já disponibilizará novos sêmens para os produtores. Atualmente o município concede sêmens tanto para gado de corte como leiteiro, na forma de incentivo, onde o produtor paga somente o serviço do inseminador.

Para finalizar, Vice-Prefeito, Secretário de Agricultura e Diretor de Fomento Agropecuário abordaram os programas de incentivos ao produtor de leite, a exemplo, o incentivo que garante o repasse de 2% da liquidez da nota do leite mensal, que o produtor pode utilizar em forma de serviços de máquinas da patrulha agrícola ou requerer em forma de insumos para propriedade. A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, agradece a participação e colaboração de todos!