Projeto Eco Porto gera resultados positivos no município

As ações decorrentes do Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos – Eco Porto foram enaltecidas nesta sexta-feira (30). O Projeto que em julho deste ano foi honrado com a 2ª colocação a nível Estadual na categoria meio ambiente, no Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Famurs, demonstra novamente a sua essência através das ações trabalhadas, as quais envolvem a comunidade como um todo, desta vez, portanto, o trabalho foi com as turmas da 3ª e 4ª série e professores da Escola Dom Pedro I.

Os trabalhos foram coordenados pela equipe executora do Projeto da Prefeitura Municipal junto ao Escritório Municipal da Emater e o Legislativo, parceiros no desenvolvimento do Eco Porto. O evento foi realizado na oportunidade em que a primeira caixa composteira, instalada no dia 12 de setembro do ano passado no terreno da Prefeitura, foi aberta para utilização do húmus, resultado da decomposição dos resíduos orgânicos depositados para transformação natural. Na oportunidade as equipes técnicas da Secretaria de Agricultura e da Emater abordaram os pontos para ter excelência no processo de compostagem, e, em uma atividade interativa, os alunos puderam tocar e perceber quão natural e importante é realizar a decomposição dos materiais nas caixas, pois, além de gerar um poderoso adubo para as plantas os resíduos não são mais levados ao aterro sanitário em Giruá.

É importante destacar a importância do engajamento da comunidade escolar neste processo, pois, é natural que em um futuro próximo essa geração jovem venha cuidar do nosso planeta, portanto, a manutenção dos cuidados passa por um intenso processo de educação que desperta o interesse de cuidar do que é nosso. Sob essa perspectiva já dizia Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

O Prefeito Municipal novamente reforçou os ganhos com o Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos. “O Eco Porto consiste na prática sustentável de compostagem dos resíduos orgânicos no município. É uma ação diferenciada que tem dado certo pelo engajamento de todos, ou seja, de servidores, parceiros e da comunidade. O resultado deste processo é conquistado diariamente, com a contribuição e prática desta grande ação sustável”, destacou.

Para finalizar as atividades da manhã os alunos e professores que estiveram presentes receberam uma muda de flor acompanhada de húmus, procedente da caixa da Prefeitura Municipal, para que em suas respectivas casas proliferem esta grande ação que tem incrementado ganhos nos fatores econômicos, ambientais e sociais, do tripé da sustentabilidade.