Porto Vera Cruz é destaque no 3º Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela FAMURS

• Município é reconhecido na categoria Meio Ambiente com projeto de valorização dos resíduos orgânicos

Assunto: Agricultura e Meio Ambiente  |   Publicado em: 11/07/2019 às 09:08   |   Imprimir

Na sexta-feira da semana anterior (05), Porto Vera Cruz foi agraciado com a 2ª colocação na 3ª edição do Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na categoria meio ambiente. Ao todo, 374 projetos, de 178 prefeituras, concorreram em dez categorias, sendo elas: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública. Dentre os projetos inscritos na categoria meio ambiente o Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos – Eco Porto, de Porto Vera Cruz, se destacou conquistando a 2ª colocação, ficando atrás apenas de Novo Hamburgo, que levou a 1ª colocação. A premiação aconteceu durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves, na presença de diversas autoridades estaduais e municipais.

Para avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local.

Para o Prefeito Municipal, a 2ª colocação é resultado dos impactos positivos relacionados ao Eco Porto. “O Projeto consiste na prática sustentável de compostagem dos resíduos orgânicos no município, que contempla o tripé da sustentabilidade em seus fatores ambientais, econômicos e sociais. É uma ação diferenciada que tem dado certo pelo engajamento de todos, ou seja, de servidores, parceiros e da comunidade. O resultado final foi positivo, porém, a maior vitória é conquistada diariamente, com a contribuição e prática desta grande ação sustável”, destaca.

As estratégias para valorização dos resíduos orgânicos deram certo no município pelo envolvimento da comunidade como um todo, ou seja, servidores técnicos e operacionais que realizaram as visitas e manipularam as caixas, pelo apoio dos parceiros, ou seja, AGCO do Brasil e Quero-Quero que cedem os palets para transformação em composteiras e a Emater, que contribui com os técnicos no monitoramento e assessoramento nas caixas.

Os vencedores do Prêmio que concede a honraria em dez áreas foram conhecidos e homenageados com troféu, placa de homenagem e certificados de reconhecimento, sendo exemplos de práticas bem-sucedidas na gestão municipal.