Carta de Serviços - Projeto Eco Porto - Valorização de Resíduos Orgânicos

  • Tipo: Obras
  • Descrição: Informar o usuário sobre os serviços do Projeto Municipal de Valorização de Resíduos Orgânicos – Eco Porto
Contato
Detalhes

1-Serviços oferecidos:

Distribuição gratuita de caixas composteiras para os munícipes utilizarem em suas residências para reaproveitamento de resíduos orgânicos.

 

2-Requisitos, documentos e informações necessárias:

Tendo em vista que o município não recolhe mais os resíduos orgânicos da área urbana, cada residência potencial (que gera resíduos orgânicos) recebe gratuitamente uma caixa composteira para acomodação da matéria orgânica e instrução para prática eficiente da compostagem. Os munícipes que não possuem material para forragem da composteira podem contatar com a prefeitura que destinará folhas e gramas secas recolhidos nos terrenos públicos até a propriedade do interessado. Quando a caixa estiver cheia de material deve-se contatar a prefeitura que entregará outra caixa gratuitamente. Por fim, o húmus, resultado do processo de compostagem, poderá ser utilizado em atividades de jardinagem na propriedade local. Nesse meio tempo as caixas recebem monitoria para avaliação, sugestões e quantificação de resíduos orgânicos descartados.

O projeto trouxe:

* Economia de 60% do valor que era destinado para coleta do lixo, visto que o Eco Porto possibilitou a municipalização da coleta. A partir da implantação do projeto o município faz o recolhimento e destinação dos resíduos secos e rejeito e os resíduos orgânicos permanecem nas composteiras no município.

* Consciência e educação ambiental sobre a separação do lixo e solidificação da importância da compostagem para o meio ambiente;

* Atendimento ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Decreto nº 1.296) que diz respeito à redução de resíduos orgânicos na coleta convencional e nos aterros, para redução da emissão de gases. (95% dão destino apropriado aos resíduos);

* Resultados equiparados da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ‘6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos’; e ‘12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’.

 

3-Principais etapas para processamento do serviço:

As caixas composteiras devem ser solicitadas na Prefeitura ou na Secretaria de Obras. Não necessita requerimento.

 

4-Previsão de prazo máximo para realização do serviço:

Entrega em um ou dois dias.

 

5-Formas de prestação do serviço:

O projeto é executado pela Prefeitura, numa parceria com a AGCO do Brasil de Santa Rosa e Quero-Quero de Santo Cristo, as quais cedem os palets que são manipulados em composteiras por servidores municipais. O projeto ainda tem o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e da Emater que contribui no assessoramento para utilização das caixas.

 

6-Contato

Telefone: 55 3613-9200 e 984492082

Endereço: Rua C, nº 20, Porto Vera Cruz/RS

 

 

Anexos