Município promove ações para recuperação de prejuízos causados pela estiagem

Grande parte dos municípios do estado ainda sofrem as consequências causadas pela estiagem. Em todo esse período, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, não mediu esforços para atender todos os agricultores porto-vera-cruzenses. Para isso, várias ações foram implementadas, como: dois turnos de trabalho de 6 horas para ampliar o atendimento; e foram atendidos vários protocolos para abastecer água nas propriedades para dessedentação animal, aberturas de bebedouros e açudes. Ressaltamos que o Município decretou situação de emergência no dia 10 de janeiro de 2022, através do Decreto 2.440/2022, o qual foi homologado a nível estadual e federal.

A Secretaria de Agricultura, juntamente com a Assessoria de Planejamento, realizou encaminhamentos para captação de projetos para recuperação de parte dos prejuízos. No programa AVANÇAR, do Governo do Estado, o município recebeu a sinalização de contemplação com recursos para perfuração de um poço e para abertura de açudes.  Ademais, foram solicitadas sementes para pastagens e equipamentos. A Administração Municipal está em um compromisso sério na defesa da agricultura, que passa por este momento delicado. Nesse sentido, também se solidariza com todas as famílias que perderam sua produção.