Abertura dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis do ano de 2019

Na quinta-feira da semana anterior, 24/01, Porto Vera Cruz sediou a primeira reunião da Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis - Microrregional Brasil, do ano de 2019. Com a presença do Prefeito Municipal e Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários de Turismo dos municípios que compõe a Agência, se realizou a reunião onde explanaram sobre os principais objetivos do grupo, no que tange ao desenvolvimento turístico através de fatos e temas históricos da região. A historiadora e Coordenadora Trinacional Myriam Avila, uma das principais mentoras do projeto e do resgate cultural e histórico Jesuítico, esteve palestrando acerca de temas relevantes da história. Ademais, estiveram participando Vice-Prefeito, Presidente da Câmara, Vereadores, Secretários Municipais, Assessores, Secretária brasileira da Agência e comunidade local.

O município ingressou na Agência de Desenvolvimento condicionado pelo fato do acontecimento da maior batalha naval da América em solo municipal, a Batalha M’Bororé, que ocorreu em 1641. Nas reuniões realizadas pela Agência são discutidas as ações em busca da elaboração de um projeto unificado para o desenvolvimento integrado das regiões dos três países: Brasil, Paraguai e Argentina. O grupo que constitui a Agência constantemente desenvolve trabalhos, para tanto, nesta reunião ficou definido que o grupo Trinacional estará reunidos novamente na Fenamilho, onde estarão mantendo contato com autoridades do governo Federal e Estadual, vinculadas ao turismo, na busca de impulsionar os marcos históricos que delinearam nossa história.

Culminante aos aspectos históricos, no dia 16/03, o município irá comemorar o Reencontro da Memória a Vitória de M’Bororé. O evento acontecerá no dia em que se descreveu na história, no ano de 1641, a vitória dos Guaranis diante aos Bandeirantes que buscavam captura-los. Neste dia o povo de La Cruz, Corrientes – AR vem confraternizar conosco este grande acontecimento, visto que também compartilham desta história e guardam a imagem da protetora dos Guaranis e Missioneiros, Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e M’bororé.